visitas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012


PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL
Mensagem à Fraternidade Provincial
na Solenidade de São Francisco/2012


                                         Caros confrades,
                                  Paz e Bem!



Este ano, a Solenidade de nosso seráfico pai Francisco acontece bem próxima a eventos eclesiais de suma importância e que devem ser vividos por nós em chave franciscana. Trata-se da abertura do Ano da Fé e do cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, que transcorrem no próximo dia 11.

Faço questão de relacionar a Solenidade de São Francisco com os eventos mencionados porque Francisco foi um homem eclesial e que na Igreja fez uma experiência de Deus que, ainda hoje, continua encantando e inspirando homens e mulheres pelo mundo afora.

Se “o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”, para nós franciscanos, é impossível não lembrar Francisco de Assis que fez de sua vida um caminho de conversão permanente na observância do Evangelho de Jesus Cristo, inclinando o ouvido do coração e obedecendo à voz do Filho de Deus.

Francisco fez, em pleno século XIII, uma experiência de fé simultaneamente pessoal e eclesial como podemos ver no encontro com o crucificado na igrejinha de São Damião, na escuta do Evangelho na Porciúncula e no encontro com o leproso. Francisco escreve em seu Testamento: “E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho”. Vemos aqui como se articula essa experiência de fé pessoal e fraterna, e por isso mesmo eclesial.

A fraternidade – fraternitas – que Francisco faz emergir na vida da Igreja em pleno século XIII, formada por irmãos menores e itinerantes tem muito a ver com a Igreja “Povo de Deus”, pobre e servidora que o Concílio Vaticano redescobre sob o impulso do Espírito na escuta dos “sinais dos tempos”.

Celebremos a Solenidade de nosso irmão e pai Francisco este ano numa atitude de compromisso com o legado que recebemos do Concílio Vaticano II! Vivemos num momento de crise que perpassa a vida da humanidade e consequentemente da Igreja e de nossa Ordem!Estamos numa época de mudanças rapidíssimas, e os novos desafios da nossa sociedade nos impelem a novas respostas evangelizadoras”.

Os desafios atuais contemplados e enfrentados numa perspectiva de fé darão a possibilidade de forjarmos nossa identidade de frades menores e de darmos nossa contribuição na construção do Reino na história humana.

A humanidade necessita do testemunho de pessoas que acreditam no ser humano, apesar de todas as suas contradições e ambiguidades, como também de quem acredite numa convivência harmoniosa da humanidade com o meio ambiente sempre mais ameaçado e degradado. Francisco de Assis nos oferece uma experiência de fé e um projeto de fraternidade evangélica que nos possibilitam marcar presença neste momento da história humana e indicar alternativas para a construção de um outro mundo possível!

Na Solenidade de São Francisco deste ano, assumamos o compromisso de redescobrir a riqueza dos documentos do Concílio Vaticano II e suas intuições para nossa vida e missão de irmãos menores na Igreja e no mundo. Ao mesmo tempo, redescubramos a riqueza da vida e do testemunho de Francisco de Assis, nosso irmão e pai espiritual.

Somos chamados, por vocação, a viver hoje as intuições evangélicas que São Francisco viveu no século XIII.

“O Senhor lhes dê a Paz!”
Feliz Solenidade de São Francisco!

 Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial

Recife, 03 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...