visitas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

CHEGAMOS AO 6º DIA DA FESTA ALUSIVA AO SANTO DA PAZ, CELEBRANDO A 5ª NOITE DE NOVENA

O novenário de São Francisco é o ponto forte dos dias de Festa ao Padroeiro. Ao cair da tarde logo após a celebração de 16h na Quadra da Gruta, os devotos com os frades caminham em procissão para a Praça dos Romeiros, onde acontece a Novena. Um local agradável com características franciscanas de simplicidade, que se aproveita o suave vento no rosto e a calma da noite para mergulhar no Evangelho de Cristo através da mensagem franciscana. 

Francisco de Assis também se retirava para conversar com Deus em um momento profundo de oração, contemplando e amando a natureza, uma criação de vida de nosso Pai. 

Para a 5ª noite de Novena, desse dia 15 de outubro, tivemos como subtema: “São Francisco, alívio na dor e no sofrimento dos menos favorecidos”.

A Novena teve início com a palavra do pároco e reitor Frei João Amilton, Ofm, e o hasteamento da bandeira do Estado homenageado, que nessa noite foi a Bahia. 

CONDUÇÃO DA NOVENA

O Texto Franciscano foi feito pelo membro da Pastoral da Saúde, Joãosinho Karuca. Ainda tivemos a participação da Pastoral da Criança e a Pastoral Social que conduziu em procissão a Bíblia Sagrada, pelas crianças do projeto social Casa do Povo. Logo mais a comentarista Catarina fez a leitura do texto bíblico de Marcos (10, 46-52). 

O animador da Novena, Frei Jonaldo, motivou cada momento com grande entusiasmo, juntamente com o grupo de cânticos Santa Terezinha. O Pregador Frei Miguel, de São Paulo, refletiu sobre a Leitura Franciscana do dia, como nosso irmão Francisco de Assis serviu a Deus, através de uma grande afeição pelos indefesos e pequenos, pelos deserdados e desvalidos. 

Era chegado mais um momento especial da noite com a entrada de Jesus Sacramentado. Uma energia divina emanava nesse momento, alimentando a fé de todo o povo presente na Praça dos Romeiros, evidenciando a presença de Cristo Ressuscitado. Louvores e glorias te damos a todo momento Jesus Sacramentado! 

EM INSTANTES! Após a Novena o Painel retorna em procissão com uma multidão de fiéis pelo corredor religioso em direção a Praça da Basílica. 

Uma feliz Festa a todos! Viva São Francisco das Chagas! Viva nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...