segunda-feira, 8 de abril de 2013

MINISTRO GERAL É NOMEADO ARCEBISPO PELO PAPA

Moacir Beggo 

Vila Velha (ES) – O Papa Francisco já deu grandes demonstrações de carinho por São Francisco de Assis e pela Ordem Franciscana. Numa demonstração que quer o melhor para os institutos de vida religiosa consagrada, ele acaba de nomear arcebispo de Belcastro e, ao mesmo tempo, secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei José Rodríguez Carballo, de 59 anos. 

Frei José Carballo, que está no segundo mandato como Geral dos Franciscanos, será ordenado arcebispo no dia 18 de maio, véspera de Pentecostes. Espanhol, ele será ordenado pelo Secretário de Estado de Sua Santidade, Tarcísio Bertone, no santuário de Santiago de Compostela, na Espanha. 

Na carta aos Frades Menores, neste sábado (6/4), o Ministro Geral não escondeu a sua emoção. “Nesse momento sinto em meu coração um duplo sentimento: de alegria e de tristeza. Alegria porque o Senhor segue confiando em mim e porque o Santo Padre, meu ‘Senhor Papa’ Francisco me confia uma grande responsabilidade no serviço da vida religiosa e consagrada, sinal também de sua confiança em minha pessoa e na Ordem. Tristeza porque os vereis menos, meus queridos irmãos. Me faltará vossa companhia na oração, no recreio, nas refeições, em todo momento. Me faltarão vossos sabios conselhos e vossa mão estendida em qualquer necessidade. Me consola que seguirei trabalhando pela vida que amo, porque é a minha: a vida religiosa e, para tanto, também pela vida franciscana”, escreveu na mensagem aos seus confrades, colocando-se à disposição de todos dentro de suas possibilidades. 

Na sua mensagem, Frei José agradeceu as pessoas que estiveram mais próximas dele durante os 10 anos como Ministro Geral e 6 anos como Definidor Geral. “Que grande alívio tem sido para mim saber que tenho a companhia de quase 15 mil irmãos da Ordem!”, disse. Ele também não se esquecer de agradecer ao Pai das misericórdias pela bondade que manifestou durante todos os seus anos de vida, especialmente pelos seus pais, Angelo e Célia, a irmã, o cunhado e os sobrinhos. “Mais tarde, aos dez anos e meio de idade, o Senhor me deu os irmãos franciscanos que me acolheram e me formaram, primeiro em minha Província de origem, Santiago de Compostela, e depois na Custódia da Terra Santa”, recordou, lembrando que mais tarde lhe confiaram serviços de grande responsabilidade, principalmente no campo da formação e do governo. “E em todo este tempo não deixei de sentir a mão do Senhor me protegendo e a confiança dos irmãos, apesar de minhas debilidades. Por tudo isso, não cessarei de agradecer ao Senhor sua bondade e misericórdia para comigo”, completou. 

No comunicado da Ordem, publicado no site, os Frades Menores desejam felicidades a Frei José e agradecem pelo seu trabalho incansável. “Obrigado em nome das Irmãs Clarissas e Concepcionistas franciscanas às quais cuidastes com verdadeira solicitude. Siga nos acompanhando com seu amor a Ordem, demonstrado nestes anos de incansável e fecundo serviço como Ministro Geral OFM. Conte com nosso carinho e com nossas orações”, escreveram, pedindo as bênçãos do Pai São Francisco e de Maria Imaculada, padroeira da Ordem Franciscana. 

Frei José Rodríguez Carballo nasceu no dia 11 de agosto de 1953 em Lodoselo, Catalunha, na Espanha. Ingressou na Ordem dos Frades Menores pela Província dos Frades Menores de Santiago de Compostela em 31 de julho de 1970 e fez profissão solene no dia 1º de janeiro de 1976. Foi ordenado presbítero no dia 29 de junho de 1977 pelo Papa Paulo VI. Como Ministro Geral, ele é o 119° sucessor de São Francisco. Além de Ministro Geral, Definidor e Secretário da Formação e Estudos, ele foi ministro da Província Franciscana de Santiago de Compostela na Espanha; presidente da União dos Frades Menores da Europa e mestre dos religiosos no período de formação. No dia 5 de junho de 2003 foi eleito pela primeira vez Ministro Geral dos Frades Menores e em 4 de junho de 2009 foi ratificado no cargo. 

No ano passado, ele foi eleito presidente da União de Superiores Gerais e para vice-presidente o Prepósito Geral dos Jesuítas, o Pe. Adolfo Nicolás. 

No seu currículo acadêmico, depois de obter a licenciatura em Teologia Bíblica em Jerusalém e a licenciatura em Sagrada Escritura em Roma, lecionou as mesmas disciplinas no Seminário maior da cidade espanhola de Vigo e na Faculdade de Teologia de Santiago de Compostela. Fala diversas línguas, entre as quais espanhol e catalão, italiano, português, francês e inglês. 

Agora, o Vigário Geral, o norte-americano Frei Michael Perry assume no lugar de Frei José até a convocação do Definitório Geral para eleição do novo sucessor de São Francisco de Assis. 


Tags: Cúria Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...