visitas

terça-feira, 23 de abril de 2013

“MEUS IRMÃOS, COMECEMOS A SERVIR A DEUS...”

No começo de mais um ano já temos diante de nossos olhos o Calendário Provincial e muita coisa “agendada” seja da vida de nossa fraternidade local seja das atividades pastorais e missionárias nas quais devemos marcar presença, testemunhando nossa vocação de Frades menores. Em nosso planejamento fraterno e missionário deve nos acompanhar o compromisso com nossa participação na construção da Igreja e da sociedade, tendo bem presente, no espírito de nossas Constituições Gerais, que nenhuma atividade deve por em risco nossa vida em fraternidade e nossa condição de menores e peregrinos neste mundo. 

Chamados a “viver o Evangelho” entre nós, com todos os homens e mulheres que encontramos em nossa caminhada e em atitude de reverência para com toda a criação, descobrimos a força de nosso carisma e a atualidade da forma de vida que herdamos de São Francisco. Recordo aqui um texto muito bonito e que nos motiva a compreender a missão evangelizadora na ótica de nosso carisma: “Em sua essência mais profunda, o Evangelho é um dom destinado a ser partilhado. O envio a evangelizar brota de suas próprias entranhas, ao mesmo tempo que é uma exigência da fé. Uma autêntica experiência de Deus, de fato, nos põe em movimento, porque não é possível sentir o abraço infinito de um Deus loucamente apaixonado, porque é amor e só amor, sem sentir ao mesmo tempo a necessidade urgente de partilhar essa experiência com os outros. Em última análise, evangelizar é fazer a experiência de Emaús, colocando-se na estrada para fazer uma oferta de fé mediante um testemunho partilhado.” (PdE,11). 

Não nos falta motivação para assumir a missão evangelizadora de nossa Província no grande espaço missionário que o Senhor nos concedeu e que é fruto do vigor e da itinerância missionária de nossos confrades no passado e no presente de nossa história. Logo mais, no dia 12 de abril, recordaremos os 428 anos da chegada dos oito primeiros frades vindos de Portugal para Olinda. Temos, então, uma história que nos oferece suficiente condição de enfrentarmos a mudança de época em que vivemos, contribuindo para que a humanidade protagonize a construção de uma nova humanidade inaugurada e já antecipada por Jesus de Nazaré. 

Começamos o ano de 2013 celebrando os 100 anos de vida de Frei Serafim Prein, nosso querido confrade e ex-ministro provincial! Muitas outras datas importantes da vida de nossos confrades serão vividas por todos nós! Em setembro vamos fazer a memória dos 90 anos que assumimos nossa presença missionária em Canindé! Desta forma, só nos resta seguir em frente construindo no presente o futuro da vida franciscana na história do nordeste e de nosso país. 

As palavras de São Francisco aos frades no início de nossa Ordem continuam atuais: ‘Vamos começar a servir a Deus, meus irmãos, porque até agora fizemos pouco ou nada” (cf. 1 C 103). 





Frei Marconi Lins, OFM 
  Ministro Provincial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...