visitas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

MENSAGEM DE PÁSCOA 2013


PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL

Caros confrades, 

“O Senhor lhes dê a Paz!” 




Estou escrevendo minha mensagem de Páscoa para vocês um pouco atrasada, mas num contexto desafiador e, ao mesmo tempo, de muita esperança: estou em Triunfo, na casa do Postulantado, com confrades vindos de quase todas as fraternidades de nossa Província para o primeiro Conselho Plenário da Província deste ano. Aqui, como em todo o Nordeste, a seca castiga o povo, mata de sede os animais e prognostica mais um ano sem colheita! Mas o povo continua rumando para encontrar alternativas de convivência no semiárido nordestino! Dentro deste contexto aqui estamos em nosso convento de São Boaventura onde nada nos falta! 

Iniciamos nosso Conselho ao redor do altar do Senhor, onde celebramos a Eucaristia junto com o povo de Deus e continuamos na reflexão, no trabalho em grupo e na discussão de assuntos importantes de nossa vida, buscando no Evangelho força e motivação para vivermos com profundidade nossa vida de irmãos menores! 

Estamos convencidos de que o melhor que podemos oferecer à Igreja e ao mundo é nosso testemunho de fraternidade, nascido de nossa fé e de nossa fidelidade ao Evangelho e que nos motiva a estar entre os homens e mulheres como cristãos, homens de paz e de bem, respeitadores da vida em todas as suas manifestações. 

Justamente neste dia em que terminamos nosso Conselho Plenário, estamos celebrando os 428 anos da chegada dos oito primeiros frades menores em Olinda, vindo de Portugal! Temos um passado que nos oferece referências seguras para não nos perderemos no relativismo que ameaça nossa sociedade! Queremos ver o mundo e a realidade com simpatia, acreditando no ser humano, justamente por que Deus se fez um de nós em Jesus de Nazaré e nos amou “até a morte e morte de cruz”(cf. Fl 2,8). 

Estamos voltando para nossas fraternidades cheios da esperança pascal, mesmo constatando nesses dias nossas fraquezas e resistências ao Evangelho que é nossa forma de vida! Apesar de tudo, o Senhor continua nos falando em nossa caminhada, e como aos discípulos de Emaús, fez arder nossos corações (Lc 24,32) e nos impulsiona a ir ao mundo, nosso claustro, pregar a toda humanidade, com gestos e palavras a paz, a reconciliação e o respeito pela criação, como fez Francisco e seus primeiros companheiros! 

Do alto, onde está situada a cidade de Triunfo, descemos alegres para encontrar nossos irmãos e partilhar com eles a riqueza da convivência, das reflexões e continuar o processo de elaboração de nosso Projeto Fraterno de Vida e Missão, para sermos de verdade, testemunhas de Jesus ressuscitado. 

Feliz Páscoa, meus irmãos! Vamos começar de novo a seguir os passos do Cristo pobre, humilde e crucificado que é o Ressuscitado! 

Triunfo, 12 de abril de 2013.



Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...