visitas

terça-feira, 23 de abril de 2013

“MEUS IRMÃOS, COMECEMOS A SERVIR A DEUS...”

No começo de mais um ano já temos diante de nossos olhos o Calendário Provincial e muita coisa “agendada” seja da vida de nossa fraternidade local seja das atividades pastorais e missionárias nas quais devemos marcar presença, testemunhando nossa vocação de Frades menores. Em nosso planejamento fraterno e missionário deve nos acompanhar o compromisso com nossa participação na construção da Igreja e da sociedade, tendo bem presente, no espírito de nossas Constituições Gerais, que nenhuma atividade deve por em risco nossa vida em fraternidade e nossa condição de menores e peregrinos neste mundo. 

Chamados a “viver o Evangelho” entre nós, com todos os homens e mulheres que encontramos em nossa caminhada e em atitude de reverência para com toda a criação, descobrimos a força de nosso carisma e a atualidade da forma de vida que herdamos de São Francisco. Recordo aqui um texto muito bonito e que nos motiva a compreender a missão evangelizadora na ótica de nosso carisma: “Em sua essência mais profunda, o Evangelho é um dom destinado a ser partilhado. O envio a evangelizar brota de suas próprias entranhas, ao mesmo tempo que é uma exigência da fé. Uma autêntica experiência de Deus, de fato, nos põe em movimento, porque não é possível sentir o abraço infinito de um Deus loucamente apaixonado, porque é amor e só amor, sem sentir ao mesmo tempo a necessidade urgente de partilhar essa experiência com os outros. Em última análise, evangelizar é fazer a experiência de Emaús, colocando-se na estrada para fazer uma oferta de fé mediante um testemunho partilhado.” (PdE,11). 

Não nos falta motivação para assumir a missão evangelizadora de nossa Província no grande espaço missionário que o Senhor nos concedeu e que é fruto do vigor e da itinerância missionária de nossos confrades no passado e no presente de nossa história. Logo mais, no dia 12 de abril, recordaremos os 428 anos da chegada dos oito primeiros frades vindos de Portugal para Olinda. Temos, então, uma história que nos oferece suficiente condição de enfrentarmos a mudança de época em que vivemos, contribuindo para que a humanidade protagonize a construção de uma nova humanidade inaugurada e já antecipada por Jesus de Nazaré. 

Começamos o ano de 2013 celebrando os 100 anos de vida de Frei Serafim Prein, nosso querido confrade e ex-ministro provincial! Muitas outras datas importantes da vida de nossos confrades serão vividas por todos nós! Em setembro vamos fazer a memória dos 90 anos que assumimos nossa presença missionária em Canindé! Desta forma, só nos resta seguir em frente construindo no presente o futuro da vida franciscana na história do nordeste e de nosso país. 

As palavras de São Francisco aos frades no início de nossa Ordem continuam atuais: ‘Vamos começar a servir a Deus, meus irmãos, porque até agora fizemos pouco ou nada” (cf. 1 C 103). 





Frei Marconi Lins, OFM 
  Ministro Provincial

segunda-feira, 22 de abril de 2013

II CONGRESSO DE EVANGELIZAÇÃO E MISSÃO DA AMÉRICA LATINA E CARIBE DA ORDEM DOS FRADES MENORES

Está acontecendo no Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé-CE o II Congresso de Evangelização e Missão da América Latina e Caribe da Ordem dos Frades Menores, que  teve início neste domingo 21 de abril e se estenderá até o próximo dia 27.

Teremos a presença de frades, religiosas e leigos, vindo de diversos países, onde poderão vivenciar e partilhar a mística franciscana na missão e evangelização, a luz do tema: “Novos Franciscanos, nova evangelização”. Além dos trabalhos empenhado pelas equipes (liturgia, infra-estrutura, transporte, comunicação, materiais impressos, animação, cozinha, outros), alguns espaços do Santuário estão recebendo melhorias; como é o caso do Centro de Treinamento, que está com nova pintura e melhorias nos dormitórios. 

A Quadra Paroquial também é um ponto que ganha destaque, já que boa parte do evento será realizado nesse espaço. Para isso, o local está passando por melhorias, com retorques na estrutura metálica: pintura, reposição das placas da coberta que estavam danificadas, novos refletores e instalação elétrica adequada. Esperamos bem acolher nossos irmãos franciscanos nesse encontro especial, o que para nós dessa cidade franciscana, a Canindé, será especial, ter novas fraternidades, culturas, amizades e muitas experiências. 

Sejam todos bem vindos congressistas!

MENSAGEM DE PÁSCOA 2013


PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL

Caros confrades, 

“O Senhor lhes dê a Paz!” 




Estou escrevendo minha mensagem de Páscoa para vocês um pouco atrasada, mas num contexto desafiador e, ao mesmo tempo, de muita esperança: estou em Triunfo, na casa do Postulantado, com confrades vindos de quase todas as fraternidades de nossa Província para o primeiro Conselho Plenário da Província deste ano. Aqui, como em todo o Nordeste, a seca castiga o povo, mata de sede os animais e prognostica mais um ano sem colheita! Mas o povo continua rumando para encontrar alternativas de convivência no semiárido nordestino! Dentro deste contexto aqui estamos em nosso convento de São Boaventura onde nada nos falta! 

Iniciamos nosso Conselho ao redor do altar do Senhor, onde celebramos a Eucaristia junto com o povo de Deus e continuamos na reflexão, no trabalho em grupo e na discussão de assuntos importantes de nossa vida, buscando no Evangelho força e motivação para vivermos com profundidade nossa vida de irmãos menores! 

Estamos convencidos de que o melhor que podemos oferecer à Igreja e ao mundo é nosso testemunho de fraternidade, nascido de nossa fé e de nossa fidelidade ao Evangelho e que nos motiva a estar entre os homens e mulheres como cristãos, homens de paz e de bem, respeitadores da vida em todas as suas manifestações. 

Justamente neste dia em que terminamos nosso Conselho Plenário, estamos celebrando os 428 anos da chegada dos oito primeiros frades menores em Olinda, vindo de Portugal! Temos um passado que nos oferece referências seguras para não nos perderemos no relativismo que ameaça nossa sociedade! Queremos ver o mundo e a realidade com simpatia, acreditando no ser humano, justamente por que Deus se fez um de nós em Jesus de Nazaré e nos amou “até a morte e morte de cruz”(cf. Fl 2,8). 

Estamos voltando para nossas fraternidades cheios da esperança pascal, mesmo constatando nesses dias nossas fraquezas e resistências ao Evangelho que é nossa forma de vida! Apesar de tudo, o Senhor continua nos falando em nossa caminhada, e como aos discípulos de Emaús, fez arder nossos corações (Lc 24,32) e nos impulsiona a ir ao mundo, nosso claustro, pregar a toda humanidade, com gestos e palavras a paz, a reconciliação e o respeito pela criação, como fez Francisco e seus primeiros companheiros! 

Do alto, onde está situada a cidade de Triunfo, descemos alegres para encontrar nossos irmãos e partilhar com eles a riqueza da convivência, das reflexões e continuar o processo de elaboração de nosso Projeto Fraterno de Vida e Missão, para sermos de verdade, testemunhas de Jesus ressuscitado. 

Feliz Páscoa, meus irmãos! Vamos começar de novo a seguir os passos do Cristo pobre, humilde e crucificado que é o Ressuscitado! 

Triunfo, 12 de abril de 2013.



Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial

segunda-feira, 8 de abril de 2013

MINISTRO GERAL É NOMEADO ARCEBISPO PELO PAPA

Moacir Beggo 

Vila Velha (ES) – O Papa Francisco já deu grandes demonstrações de carinho por São Francisco de Assis e pela Ordem Franciscana. Numa demonstração que quer o melhor para os institutos de vida religiosa consagrada, ele acaba de nomear arcebispo de Belcastro e, ao mesmo tempo, secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei José Rodríguez Carballo, de 59 anos. 

Frei José Carballo, que está no segundo mandato como Geral dos Franciscanos, será ordenado arcebispo no dia 18 de maio, véspera de Pentecostes. Espanhol, ele será ordenado pelo Secretário de Estado de Sua Santidade, Tarcísio Bertone, no santuário de Santiago de Compostela, na Espanha. 

Na carta aos Frades Menores, neste sábado (6/4), o Ministro Geral não escondeu a sua emoção. “Nesse momento sinto em meu coração um duplo sentimento: de alegria e de tristeza. Alegria porque o Senhor segue confiando em mim e porque o Santo Padre, meu ‘Senhor Papa’ Francisco me confia uma grande responsabilidade no serviço da vida religiosa e consagrada, sinal também de sua confiança em minha pessoa e na Ordem. Tristeza porque os vereis menos, meus queridos irmãos. Me faltará vossa companhia na oração, no recreio, nas refeições, em todo momento. Me faltarão vossos sabios conselhos e vossa mão estendida em qualquer necessidade. Me consola que seguirei trabalhando pela vida que amo, porque é a minha: a vida religiosa e, para tanto, também pela vida franciscana”, escreveu na mensagem aos seus confrades, colocando-se à disposição de todos dentro de suas possibilidades. 

Na sua mensagem, Frei José agradeceu as pessoas que estiveram mais próximas dele durante os 10 anos como Ministro Geral e 6 anos como Definidor Geral. “Que grande alívio tem sido para mim saber que tenho a companhia de quase 15 mil irmãos da Ordem!”, disse. Ele também não se esquecer de agradecer ao Pai das misericórdias pela bondade que manifestou durante todos os seus anos de vida, especialmente pelos seus pais, Angelo e Célia, a irmã, o cunhado e os sobrinhos. “Mais tarde, aos dez anos e meio de idade, o Senhor me deu os irmãos franciscanos que me acolheram e me formaram, primeiro em minha Província de origem, Santiago de Compostela, e depois na Custódia da Terra Santa”, recordou, lembrando que mais tarde lhe confiaram serviços de grande responsabilidade, principalmente no campo da formação e do governo. “E em todo este tempo não deixei de sentir a mão do Senhor me protegendo e a confiança dos irmãos, apesar de minhas debilidades. Por tudo isso, não cessarei de agradecer ao Senhor sua bondade e misericórdia para comigo”, completou. 

No comunicado da Ordem, publicado no site, os Frades Menores desejam felicidades a Frei José e agradecem pelo seu trabalho incansável. “Obrigado em nome das Irmãs Clarissas e Concepcionistas franciscanas às quais cuidastes com verdadeira solicitude. Siga nos acompanhando com seu amor a Ordem, demonstrado nestes anos de incansável e fecundo serviço como Ministro Geral OFM. Conte com nosso carinho e com nossas orações”, escreveram, pedindo as bênçãos do Pai São Francisco e de Maria Imaculada, padroeira da Ordem Franciscana. 

Frei José Rodríguez Carballo nasceu no dia 11 de agosto de 1953 em Lodoselo, Catalunha, na Espanha. Ingressou na Ordem dos Frades Menores pela Província dos Frades Menores de Santiago de Compostela em 31 de julho de 1970 e fez profissão solene no dia 1º de janeiro de 1976. Foi ordenado presbítero no dia 29 de junho de 1977 pelo Papa Paulo VI. Como Ministro Geral, ele é o 119° sucessor de São Francisco. Além de Ministro Geral, Definidor e Secretário da Formação e Estudos, ele foi ministro da Província Franciscana de Santiago de Compostela na Espanha; presidente da União dos Frades Menores da Europa e mestre dos religiosos no período de formação. No dia 5 de junho de 2003 foi eleito pela primeira vez Ministro Geral dos Frades Menores e em 4 de junho de 2009 foi ratificado no cargo. 

No ano passado, ele foi eleito presidente da União de Superiores Gerais e para vice-presidente o Prepósito Geral dos Jesuítas, o Pe. Adolfo Nicolás. 

No seu currículo acadêmico, depois de obter a licenciatura em Teologia Bíblica em Jerusalém e a licenciatura em Sagrada Escritura em Roma, lecionou as mesmas disciplinas no Seminário maior da cidade espanhola de Vigo e na Faculdade de Teologia de Santiago de Compostela. Fala diversas línguas, entre as quais espanhol e catalão, italiano, português, francês e inglês. 

Agora, o Vigário Geral, o norte-americano Frei Michael Perry assume no lugar de Frei José até a convocação do Definitório Geral para eleição do novo sucessor de São Francisco de Assis. 


Tags: Cúria Geral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...