visitas

terça-feira, 1 de maio de 2012

TESTEMUNHAS DE JESUS RESSUSCITADO

Todos os dias, somos surpreendidos por uma verdadeira avalanche de más notícias que vão fragilizando nossa esperança e comprometendo nossa confiança nas pessoas. Vimos, na semana passada, através dos meios de comunicação, ministros do Supremo Tribunal Federal, tratarem-se de forma grosseira e fazerem acusações mútuas; também vimos crescer o comprometimento dos partidos políticos com a corrupção que envolve muitos de seus membros, nossos representantes no Senado e na Câmera Federal, sem falar da ramificação da corrupção para os níveis estaduais e municipais! Enquanto isso, vemos o descaso com a saúde pública, a educação e assuntos importantíssimos como o Código Florestal, a defesa dos nossos índios e a reforma agrária são temas que sofrem pressão do poder econômico e de empresas nacionais e internacionais interessadas pelo lucro financeiro, comprometendo o futuro de nosso meio ambiente e da maioria da população, não só do Brasil, mas em todo o planeta. 

Diante de todos esses acontecimentos e de tantos outros que ocorrem no Brasil e no mundo, nós cristãos estamos celebrando o tempo pascal, no qual afirmamos a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte. Já estamos na terceira semana do tempo pascal e palavra chave que ocorre frequentemente na Palavra de Deus e nas orações é a palavra “testemunho”. Ser cristão é testemunhar com a palavra e com gestos concretos a presença de Jesus ressuscitado entre nós, fortalecendo a nossa fé, dando-nos esperança e nos comprometendo com a construção de um mundo melhor, orientado pelos valores do Reino do Pai. 

No Evangelho lido ontem na Eucaristia dominical, retirado do capítulo 24 do Evangelho segundo São Lucas, vimos a alegria dos discípulos de Emaús que fizeram a experiência de Jesus ressuscitado no caminho de casa, quando voltavam de Jerusalém para Emaús, cheios de dúvidas e amargando a derrota de Jesus diante dos poderes deste mundo! Mas Jesus conversa com eles, abre o coração para compreenderem as Escrituras e no gesto do partir o pão, é reconhecido por eles vivo e ressuscitado! Enquanto os discípulos de Emaús contam aos demais discípulos o ocorrido no caminho, o próprio Jesus lhes aparece e saúda com a saudação pascal: “A paz esteja convosco!” Jesus fortalece a fé de seus discípulos, ilumina suas inteligências com a explicação das Escrituras e os compromete com a missão de irem ao mundo todo anunciarem a conversão e o perdão dos pecados, construindo no mundo corrompido pelo pecado e pela morte uma nova vida nascida da força de Sua ressurreição! 

É isto que devemos meditar, compreender, celebrar e viver neste tempo da Páscoa e todos os dias de nossa vida: deixar que o Espírito Santo, enviado do Pai por Jesus nos faça, como Igreja no mundo, testemunhas da ressurreição e da vida abundante que o Pai quer para toda a humanidade. 

Desta forma, diante de tantas más notícias que nos chegam de todos os lugares, vamos, primeiramente dando a boa notícia anunciada por nosso testemunho de cristãos e, ao mesmo tempo, vamos lutando por um mundo melhor, mais justo e fraterno, no qual os valores do Reino do Pai vão formando o nosso coração e conduzindo nossas palavras e atitudes. Nesta nova realidade, que nasce da fé em Jesus ressuscitado, vemos as crianças e os jovens serem formados pelo exemplo dos mais velhos e vai-se delineando uma nova humanidade. É isto que é ser cristão! E isto que devemos viver e fazer acontecer todos os dias, começando dentro de nossa casa, entre os membros de nossa família. É isto que nos faz testemunhas de Jesus ressuscitado!

Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...