visitas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

MENSAGEM DO MINISTRO PROVINCIAL PARA SOLENIDADE DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS



Canindé, 4 de outubro de 2011.






Caros confrades da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil,
de outras Entidades franciscanas,

Irmãs Clarissas e Concepcionistas,

Irmãs e Irmãos francisclarianos,
da OFS e Jufra,

Amigas e Amigos, Paz e Bem!

Neste dia solene em que celebramos o feliz trânsito de nosso irmão e pai Francisco de Assis, estou em Canindé, no sertão central do Ceará, compartilhando a alegria deste lugar muito especial de romaria franciscana! É impressionante como aqui se respira a mística de um “franciscanismo mestiço”, onde Francisco deixou de ser identificado pelo seu lugar de nascimento – de Assis – e é conhecido pela sua identificação com Aquele que ele mais amou: Cristo crucificado! Por isso aqui ele é chamado por todos de Francisco das Chagas! Para muitos romeiros, vindos de longínquos recantos do Norte, Nordeste e de outras partes do Brasil, São Francisco das Chagas está vivo em Canindé, terra que ele adotou como sua cidade, onde ele quer encontrar-se com seus amigos prediletos: gente pobre, maltratada e castigada por muito sofrimento e injustiça, mas cheia de coragem, esperança, alegria e disposição para a luta da vida!

É impressionante o que essa gente é capaz de fazer e de suportar quando se trata de manifestar sua fé em Deus e São Francisco! Chegam a Canindé caminhando quilômetros a pé, de pau-de-arara, em ônibus, na sua maioria sem o mínimo de conforto, de automóvel... O importante é chegar para agradecer a Deus as graças alcançadas como também pedir a proteção, a saúde e a paz tão necessárias para uma vida feliz!

Quando entram na basílica e se aproximam da imagem de São Francisco é como se entrassem no céu e as canseiras, sofrimentos e dores da vida e da viagem que empreenderam desaparecem! Ver São Francisco é ver alguém que soube viver uma íntima comunhão com Jesus crucificado, o Filho de Deus e da Virgem Maria, que veio ao mundo nos salvar! É fazer a experiência de estar junto a Deus, Criador e Pai de todos nós, que não faz acepção de pessoas!

O calor que faz em Canindé nesta época do ano é suportado pelos romeiros que parecem nos lembrar que ser cristão, como foi São Francisco, é não permitir que a frieza da insensibilidade e da falta de solidariedade tome conta de nosso coração! De dia o calor e à noite a brisa suave, lembram o dinamismo do Espírito tão presente na experiência de Deus que fez São Francisco!

Queridos irmãos e irmãs, com esta percepção e sentimentos vividos nesta escola de fé e espiritualidade franciscana, onde os romeiros são nossos mestres, quero me juntar a todos vocês e elevar ao Altíssimo e bom Senhor um hino de louvor porque Ele nos deu Francisco de Assis, das Chagas de Canindé, nosso irmão e pai que viveu e continua nos propondo o Evangelho de Jesus Cristo como caminho seguro para construirmos uma nova humanidade e um mundo reconciliado e feliz!

Agradeço as mensagens recebidas pela Solenidade de hoje.
“O Senhor lhes dê a Paz!”

Frei Marconi Lins, ofm
Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...