visitas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

INÍCIO DAS FESTIVIDADES DE SANTO ANTÔNIO NO CONVENTO DO RECIFE

Caríssimos devotos e devotas de Santo Antônio,

“O Senhor lhes dê a Paz!”

Há mais de quatro séculos o Convento de Santo Antônio do Recife é o ponto de encontro de muitos devotos e devotas de Santo Antônio que reconhecem as maravilhas que a Trindade Santa operou e continua operando através do grande santo franciscano nascido em Lisboa, Portugal, por volta de 1195.

Se é verdade que muitos vem pedir a intercessão de Santo Antônio para suas necessidades físicas, morais e espirituais, vem também aprender com o ensinamento e a doutrina daquele que recebeu da Igreja o título de “Doutor do Evangelho”.

Bento XVI, no dia 10 de fevereiro do ano passado, em sua catequese semanal, falou de Santo Antônio com muita beleza e sabedoria, afirmando: “Escreve Santo Antônio: 'Cristo, que é a tua vida, está pendurado diante de ti, para que tu olhes para a cruz como para um espelho. Nela poderás conhecer quanto mortais foram as tuas feridas, que nenhum remédio teria podido curar, a não ser o do sangue do Filho de Deus. Se olhares bem, poderás dar-te conta de como são grandes a tua dignidade humana e o teu valor... Em nenhum outro lugar o homem pode aperceber-se melhor do seu valor, a não ser olhando para o espelho da cruz" (Sermones Dominicales et Festivi III, pp. 213-214).

Meditando estas palavras podemos compreender melhor a importância da imagem do Crucifixo para a nossa cultura, para o nosso humanismo nascido da fé cristã. Precisamente olhando para o Crucifixo vemos, como diz Santo Antônio, como é grande a dignidade humana e o valor do homem. Em nenhum outro ponto se pode compreender quanto o homem vale, precisamente porque Deus nos torna tão importantes, nos vê tão importantes, que somos, para Ele, dignos do seu sofrimento; assim, toda a dignidade humana aparece no espelho do Crucifixo e olhar em sua direção é sempre fonte do reconhecimento da dignidade humana”.

Temos muito que aprender com Santo Antônio e certamente assumir gestos concretos para contribuir com a defesa da dignidade humana, da justiça, da paz e da proteção ao meio ambiente. Este ano, em sintonia com a Igreja do Brasil, que na Campanha da Fraternidade nos convocou a refletir sobre o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, queremos continuar aprofundando a partir do ensinamento evangélico de Santo Antônio, daí o tema central da Trezena 2011: SANTO ANTÔNIO PROFETA DA JUSTIÇA E AMIGO DA CRIAÇÃO.

Venha celebrar conosco! Venha ouvir a Palavra de Deus nos ensinamentos de Santo Antônio! Venha louvar a Trindade Santa com Santo Antônio! É o convite da Fraternidade dos Frades Menores do Convento de Santo Antônio do Recife.

Segue na postagem abaixo a programação da Trezena 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...