visitas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

CARTA DO MINISTRO PROVINCIAL

Ordem dos Frades Menores PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL
MENSAGEM PELA PASSAGEM DO DIA DA PROVÍNCIA 2011






Caríssimos confrades,

Paz e Bem!


Estamos iniciando o mês de junho no qual celebramos festivamente Santo Antônio, padroeiro de nossa Província!


Este é o sexto ano em vamos também, de modo muito especial, celebrar no dia 13, o Dia da Província! A intenção é estimular em todos nós que somos a Província Franciscana de Santo Antônio, o sentido de pertença, de amor e compromisso com a nossa história quatro vezes secular, vivendo no presente a riqueza do carisma de São Francisco, inseridos particularmente na realidade nordestina do Brasil, mas também presentes no norte do Pará, entre os índios Tiriyó e na Alemanha.

Este ano muitos acontecimentos devem ser considerados e lembrados, pois enriquecem esta data tão especial para a vida e a missão de nossa Fraternidade provincial. Primeiramente a visita de nosso Ministro geral, Frei José Rodríguez Carballo, acompanhado do Definidor geral para a América Latina, Frei Nestor Inácio Schwerz, que estarão entre nós, em Canindé, de 3 a 6, conversando conosco, ouvindo o que gostaríamos de partilhar com eles, vendo um pouco de nossa realidade e ajudando-nos a dar passos concretos no caminho do redimensionamento e reestruturação de nossa Província. Estamos no ano pré-capitular e devemos viver cada dia no rumo de nossa grande assembleia provincial!

Também em Canindé, nesses dias, estamos unidos às nossas Irmãs Clarissas, vindas de todos os mosteiros do Brasil, para um tempo forte de formação, convívio fraterno e de celebrações neste Ano Clariano em preparação ao 8º Centenário da fundação da Ordem de Santa Clara. Com nossas irmãs queremos assumir o compromisso fraterno de ser-lhes próximos, partilhando nossa vida e missão de frades menores, enriquecendo-nos com a vida de contemplação, oração e silencio que vivem, a exemplo de nossa mãe Clara de Assis. Ainda durante esses dias, mais precisamente de 2 a 5 de junho, acontecerá o 1º Encontro Nacional da Juventude, congregando jovens vindos de todo o Brasil que estão conosco em nossa missão evangelizadora nas onze entidades OFM, que formam a Conferencia dos Ministros Provinciais OFM do Brasil (CFMB).

No dia 27 de outubro deste ano, celebraremos os 25 anos do Espírito de Assis, lembrando o grande encontro, em que João Paulo II realizou um grande sonho, convidando os representantes das religiões do mundo a Assis, para que uma única canção de paz, provenientes de muitos corações e em muitas línguas, pudesse ser enviada ao Deus único (cf. http://spiritodiassisi.wordpress.com/).

Todos esses acontecimentos mostram a vitalidade e atualidade de nosso carisma francisclariano, e nos compromete a “avivar a qualidade evangélica de nossa vida, o nosso testemunho e o ardor missionário como frades singulares e como Fraternidade” (cf. Frei José Rodríguez Carballo, in Redimensionamento e Reestruturação, Roma, 2010). Eis os questionamentos principais que vêm à tona neste momento celebrativo: Qual o significado de nossa vida para a Igreja e a sociedade onde estamos inseridos? Qual o impacto profético que a nossa vida provoca na realidade onde vivemos nossa vocação e missão de frades menores?
Nossas referencias históricas, espirituais e missionárias enraizadas na forma vitæ de nosso pai seráfico São Francisco de Assis são tão profundas que não temos o direito de dar espaço ao pessimismo, acomodação e ressentimentos, sobretudo em tempos de crise e numa mudança de época como vivemos neste momento, mas de “partir novamente de Cristo e do seu Evangelho e repropor à Igreja e ao mundo a fecundidade de Cristo” (cf. Partir novamente do Evangelho, Curia generale dei Frati Minori, Roma,2010). Para isso é preciso estarmos dispostos pessoal e em fraternidade a ouvir a voz do Filho de Deus nos apelos da realidade da história humana, particularmente nos clamores dos pobres e gemidos da Criação que, em dores de parto, sofrem a exploração e devastação causada pelo poder econômico e sua nefasta influência em todos os setores de nossa vida.

É neste contexto de muitas sombras, mas onde o Espírito do Senhor está presente, que devemos, como frades menores, nesta Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, redescobrir a alegria de viver e testemunhar a vida abundante que Jesus Cristo nos deu com sua morte e ressurreição, a começar pela nossa vida em fraternidade!

Caríssimos confrades, não percamos tempo, e em nossas fraternidades, nos capítulos locais, nos encontros de casas vizinhas, em nossas atividades pastorais e missionárias, busquemos preparar-nos para o Capítulo Provincial 2012. E porque até agora pouco ou nada fizemos (cf. 1C 103,6), estabeleçamos diretrizes concretas, poucas, mas significativas para continuarmos marcando presença na construção de uma nova humanidade, sinal do Reino do Pai na história, com aquela atitude que marcou a vida de nosso pai Francisco, que mesmo debilitado fisicamente, estava sempre pensando em recomeçar (cf. 1C 103,7).

Feliz festividade de Santo Antônio! Feliz “Dia da Província”!
“O Senhor lhes dê a Paz!”

Canindé, 1º de junho de 2011.


Frei Marconi Lins, OFM

Ministro Provincial


Provincialado dos Franciscanos: Rua do Imperador, 206 Santo Antônio
50010-240 Recife PE Brasil
Caixa Postal, 176 - 50001-970 Recife PE Brasil Telefone: + 55 81 3424-4556 Fax: + 55 81 3224-0033 Correio eletrônico: ofmne@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...