Os primeiros cristãos eram chamados de seguidores do caminho, pois seguiam Jesus que estava sempre caminhando ao encontro das pessoas, principalmente dos pobres, doentes, pescadores, gente desconsiderada pelos que detinham o poder religioso e político da época. Na cabeça da maioria das autoridades religiosas, a pobreza e a doença eram castigo de Deus, sinal de maldição. Já a riqueza e a saúde eram sinais evidentes da bênção de Deus! Jesus caminha no meio do povo, vê a situação de miséria, sente o abandono em que a maioria das pessoas se encontra, ouve atentamente seus clamores, anuncia a todos a chegada do Reino!
Jesus veio caminhar no meio dos homens e mulheres para anunciar a Boa Nova do Reino que o Deus verdadeiro, que é o Pai de toda humanidade e Criador de tudo o que existe, quis que Ele anunciasse. A mensagem do Evangelho é revolucionária, pois é uma boa notícia para todos, sem distinção de pessoa! Basta acolher e mudar a concepção errada que estava e ainda está na cabaça e no coração de muita gente de que o mundo foi e sempre estará dividido entre pobres e ricos, entre abençoados e amaldiçoados por Deus...
O Reino de Deus que Jesus veio nos trazer é justamente uma nova maneira de viver, de pensar, de sentir e de agir na qual somos responsáveis uns pelos outros e o que nos faz feliz é ajudar os outros a serem felizes. Essa nova lógica, a lógica do Reino, encontrou resistência entre ricos e pobres do tempo de Jesus e também hoje. Quem é rico não quer perder os privilégios e nem partilhar sua riqueza; quem é pobre não acredita que o mundo possa mudar e até se acomodo ou, contaminado pela mentalidade do ter, busca também só seus interesses e tem dificuldades em acreditar na força da união e da luta pelo bem comum! E para agravar ainda mais o quadro da realidade em que vivemos, as estruturas políticas, econômicas, culturais e até religiosas estão corrompidas pelo egoísmo!
A vida de Jesus foi uma luta permanente para fazer valer a vontade do Pai que é vida em abundancia para todos e não só para alguns privilegiados! Foi nesta luta pelo Reino do Pai que Jesus foi perseguido, preso e crucificado, mas a vitória da Ressurreição continua iluminando o coração de milhões de pessoas em todo o mundo que acreditam que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Num mundo de tantos caminhos, de tantas propostas tentadoras, de tanta propagada enganosa que se apresenta como “verdade”, que se diz capaz de dar sentido à vida e fazer feliz a todos, Jesus continua afirmando o que Ele é: Caminho que conduz ao Pai que nos faz todos irmãos; Verdade que nos dá o critério para sabermos o que nos faz verdadeiramente felizes e Vida plena, pois por amor Ele nos deu a vida que estava em Deus e que através Dele fez-se presente entre nós.
Dia 22 de maio, realizou-se em Salvador, Bahia, a beatificação de Irmã Dulce, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Sua vida merece ser conhecida e seu exemplo deve nos motivar a viver e fazer o que ela fez por causa do Evangelho de Jesus Cristo. Quando abrimos nosso coração para Aquele que é Caminho, Verdade e Vida tudo se transforma. E a exemplo Dele, o amor de Deus Pai nos impele a fazer o bem a todos, a construir uma nova realidade humana na qual todos se sintam irmãos, na qual a paz não é ameaçada, pois a vida de Jesus é o critério de nossa própria vida.
Frei Marconi Lins, OFM
Nenhum comentário:
Postar um comentário