visitas

terça-feira, 24 de maio de 2011

JESUS: CAMINHO, VERDADE E VIDA

Os primeiros cristãos eram chamados de seguidores do caminho, pois seguiam Jesus que estava sempre caminhando ao encontro das pessoas, principalmente dos pobres, doentes, pescadores, gente desconsiderada pelos que detinham o poder religioso e político da época. Na cabeça da maioria das autoridades religiosas, a pobreza e a doença eram castigo de Deus, sinal de maldição. Já a riqueza e a saúde eram sinais evidentes da bênção de Deus! Jesus caminha no meio do povo, vê a situação de miséria, sente o abandono em que a maioria das pessoas se encontra, ouve atentamente seus clamores, anuncia a todos a chegada do Reino!

Jesus veio caminhar no meio dos homens e mulheres para anunciar a Boa Nova do Reino que o Deus verdadeiro, que é o Pai de toda humanidade e Criador de tudo o que existe, quis que Ele anunciasse. A mensagem do Evangelho é revolucionária, pois é uma boa notícia para todos, sem distinção de pessoa! Basta acolher e mudar a concepção errada que estava e ainda está na cabaça e no coração de muita gente de que o mundo foi e sempre estará dividido entre pobres e ricos, entre abençoados e amaldiçoados por Deus...

O Reino de Deus que Jesus veio nos trazer é justamente uma nova maneira de viver, de pensar, de sentir e de agir na qual somos responsáveis uns pelos outros e o que nos faz feliz é ajudar os outros a serem felizes. Essa nova lógica, a lógica do Reino, encontrou resistência entre ricos e pobres do tempo de Jesus e também hoje. Quem é rico não quer perder os privilégios e nem partilhar sua riqueza; quem é pobre não acredita que o mundo possa mudar e até se acomodo ou, contaminado pela mentalidade do ter, busca também só seus interesses e tem dificuldades em acreditar na força da união e da luta pelo bem comum! E para agravar ainda mais o quadro da realidade em que vivemos, as estruturas políticas, econômicas, culturais e até religiosas estão corrompidas pelo egoísmo!

A vida de Jesus foi uma luta permanente para fazer valer a vontade do Pai que é vida em abundancia para todos e não só para alguns privilegiados! Foi nesta luta pelo Reino do Pai que Jesus foi perseguido, preso e crucificado, mas a vitória da Ressurreição continua iluminando o coração de milhões de pessoas em todo o mundo que acreditam que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Num mundo de tantos caminhos, de tantas propostas tentadoras, de tanta propagada enganosa que se apresenta como “verdade”, que se diz capaz de dar sentido à vida e fazer feliz a todos, Jesus continua afirmando o que Ele é: Caminho que conduz ao Pai que nos faz todos irmãos; Verdade que nos dá o critério para sabermos o que nos faz verdadeiramente felizes e Vida plena, pois por amor Ele nos deu a vida que estava em Deus e que através Dele fez-se presente entre nós.

Dia 22 de maio, realizou-se em Salvador, Bahia, a beatificação de Irmã Dulce, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Sua vida merece ser conhecida e seu exemplo deve nos motivar a viver e fazer o que ela fez por causa do Evangelho de Jesus Cristo. Quando abrimos nosso coração para Aquele que é Caminho, Verdade e Vida tudo se transforma. E a exemplo Dele, o amor de Deus Pai nos impele a fazer o bem a todos, a construir uma nova realidade humana na qual todos se sintam irmãos, na qual a paz não é ameaçada, pois a vida de Jesus é o critério de nossa própria vida.

Frei Marconi Lins, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...