visitas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PAINEL COMEMORA 120 DE TRADIÇÃO NA FESTA DE SÃO FRANCISCO


Este ano estamos comemorando os 120 anos de procissão com o Painel de São Francisco das Chagas. Durante os festejos serão feitas várias homenagens ao painel, que todos os dias sairá de sua capela, ao lado da Basílica, em procissão pelas ruas da cidade até a Praça dos Romeiros onde é celebrada a novena.

A obra de arte que chegou a Canindé no ano de 1890, após a restauração da Matriz de São Francisco das Chagas, foi criado pelo padre Manoel Cordeiro da Cruz, na Itália.

Os moradores, romeiros e os frades franciscanos conduziram a obra de arte, pelas ruas de Canindé.

O Painel, que durante anos foi foco da devoção por São Francisco das Chagas sofreu algumas danificações provocadas pelo tempo. Em 1989, Maria Vieira, atualmente moradora do Bairro do Monte, foi responsável pela restauração desse símbolo devocional de Canindé.

A estampa que traz a imagem de São Francisco deixa a Casa dos Milagres três vezes ao ano. No mês de outubro, na festa de São Francisco das Chagas; no dia de 02 de agosto, quando a igreja comemora o Perdão de Assis e no dia 17 de setembro, data em que é celebrada a festa das Chagas de São Francisco.


Fonte: Trecho do Jornal O Santuário de São Francisco de Canindé, Edição Outubro/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...