visitas

sábado, 9 de outubro de 2010

CAMINHANDO JUNTOS PARA CONTROLAR A HANSENÍASE EM PERNAMBUCO

Foi este o tema da caminhada promovida pela Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife e a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e com o apoio de outras entidades, entre elas a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Eis as razões dessa iniciativa:

1. No inicio deste ano o projeto Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase, da Província Franciscana da Imaculada Conceição, com sede em São Paulo, levou ao Conselho Permanente da CNBB, em Brasília, o pedido para que se aproveitasse o dia 10/10/10 para se fazer uma campanha de divulgação e conscientização sobre a hanseníase, visto que nesse dia, um domingo, as leituras da liturgia e particularmente o evangelho seriam propícios para isso (Jesus e os dez leprosos, Lucas 17,11-19). A proposta foi acatada e feita a divulgação para todas as dioceses e paróquias da Campanha Nacional sobre a hanseníase no intuito de somar esforços com a sociedade e oferecer informações atualizadas, para superar os preconceitos e o estigma em relação a essa doença.

2. No Brasil, em 2009, foram diagnosticados 37.610 casos novos de hanseníase, sendo 2.669 em menores de 15 anos de idade, caracterizando uma situação de alta e muito alta endemicidade, respectivamente. No mesmo ano, em Pernambuco, se diagnosticou 3.204 casos, sendo 322 em menores de 15 anos, colocando o estado na condição de muito alta endemicidade na população geral e hiperendêmico em menor de 15 anos. Tais números expressam a necessidade de se programar estratégias e ações para o controle da doença no país e no estado. Face esse contexto e por comungar do mesmo ideal, a Pastoral da Saúde e a Coordenação Estadual do Programa de Controle da Hanseníase – Secretaria Estadual de Saúde/PE, com o apoio de instituições como a Província Franciscana, Morhan, FENSG/UPE e municípios da região Metropolitana, unem forças para promoção da parceria: “Caminhando juntos para controlar a Hanseníase em Pernambuco”.


Às 8:00 teve início uma concentração, em frente à Basílica de N. Sra. do Carmo, no centro do Recife, animada pelo grupo de arte-educadores com a peça “Drª Gilca e os Anjos da Saúde” e um grupo de cânticos formado por frades franciscanos. Aos poucos foi crescendo a aglomeração e o envolvimento dos transeuntes e, através do carro de som, tomaram a palavra Dra. Ana Wylma Pinto Saraiva, Coordenadora do Programa de Prevenção, Vigilância e Controle da Hanseníase – SES/PE; Vandson Holanda, Coordenador da Pastoral da Saúde do Regional NE 2 da CNBB; Frei Marconi Lins, OFM, Ministro Provincial dos Franciscanos e Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Saúde. Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife e Bispo referencial da Pastoral da Saúde da CNBB Regional NE 2, esteve presente falando para o público presente e dando entrevista à imprensa. Foram distribuidos camisetas e bonés com o tema da caminhada e em pouco tempo mais de uma centena de pessoas formava uma aglomeração que cantava, dançava e entregava aos passantes, material de divulgação da campanha de controle da hanseníase em Pernambuco.

Às 10:00 foi iniciada a caminhada que percorreu algumas ruas centrais do Recife, terminando com uma celebração no Convento de Santo Antônio, sede da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Na celebração Dom Fernando Saburido leu o texto da cura dos dez leprosos do Evangelho segundo Lucas (17,11-19) e fez, em seguida, uma reflexão convocando a todos os que participaram da caminhada a serem multiplicadores das questões relativas à hanseniase:
Com o crescimento dos casos de hanseníase em nosso país e particularmente em Pernambuco, devemos conhecer a doença, divulgar seus sintomas, mostrar que é uma doença que tem cura e combater o preconceito que ela causa.

No final da celebração, todos acompanharam Dom Fernando rezando o compromisso: Altíssimo e bom Senhor, Deus da vida e Senhor da História, queremos terminar esta manhã de mobilização, de caminhada e de escuta de Tua Palavra, assumindo o compromisso de trabalhar pela conscientização da população de nosso país sobre a grave situação da hanseníase entre nós, mostrando que é uma enfermidade que tem cura, seu tratamento é gratuito, mas o desconhecimento dos sinais da doença e, sobretudo o preconceito, podem retardar o seu controle e eliminação. Iluminados por Tua Palavra, queremos nos unir e, por gestos concretos, proclamar que queres que tenhamos vida e vida abundante. Amém!

Com esta caminhada e a participação dos frades, consolida-se o projeto Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, aqui em nossa Província. Depois daremos mais informações sobre o projeto em nossa Província.

Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...