visitas

terça-feira, 30 de março de 2010

Reflexão sobre a Semana Santa


O Senhor lhes dê a Paz!
Iniciamos, com o Domingo de Ramos ou da Paixão, a Semana Santa, que celebra o mistério central da fé cristã: a paixão, morte e ressurreição do Senhor! Ontem também encerramos a Campanha da Fraternidade, que este ano nos ajudou a refletir sobre a realidade econômica que nos atinge a todos e cujo perigo maior é ver o dinheiro, o lucro acima da pessoa, da vida, da natureza e do próprio Deus. Daí o lema da CF ecumênica deste ano: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24).
Ontem, então, acompanhamos Jesus entrando em Jerusalém, humildemente montado num jumentinho, aclamado pelo povo pobre que gritava alegremente: Bendito o que vem, o Rei, em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto dos céu! Já os fariseus, no meio do povo diziam a Jesus: Mestre, repreende teus discípulos. Jesus respondeu: Eu vos digo: se eles se calarem, as pedras gritarão!

Jesus entra em Jerusalém, capital de seu país e vai se confrontar com o poder religioso e o poder político corrompidos pelo interesses econômicos, pelo privilégios dos grandes e pela opressão dos pequenos, dos pobres.
É o que vamos acompanhar esses dias na liturgia de nossa Igreja: Jesus é o Servo Sofredor de quem fala o profeta Isaías!
Jesus é Aquele que com o poder do Espírito Santo e obediente à vontade do Pai, veio nos trazer o Reino da Vida que elimina o pecado e a morte enraizados na vida da humanidade, gerando violência, exclusão e morte!
De que lado nós estamos? A quem servimos em nossa via diária?
Durante a Quaresma e agora, nestes dias que antecedem o Trídio Pascal, aproveitemos para reassumir nossa vocação de discípulos e missionários de Jesus onde quer que estejamos!

Frei Marconi Lins, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...