visitas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

VIVER A PÁSCOA

Estamos no tempo da Páscoa! O Senhor ressuscitou e venceu a morte e o pecado! Ser cristão é ser testemunha da ressurreição de Jesus, todos os dias, em todas as situações, mesmo naquelas em que parece impossível testemunhá-la. Aqui lembro o texto do Evangelho de São João, no qual Jesus chega à casa de Maria e Marta cujo irmão, Lázaro, havia morrido há quatro dias. Marta ao encontrar-se com Jesus afirma: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”(Jo 11,21). Ao que Ele responde:“Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim ainda que esteja morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Crês nisso?”(Jo 11,25s).
A fé em Jesus Cristo nos faz participar de Sua vida e de Seu destino! Foi o que vivemos nestes dias, particularmente na sexta, sábado e domingo santos e que o apóstolo São Paulo afirma com toda convicção: “Eu lhes transmiti aquilo que eu mesmo recebi, isto é: Cristo morreu por nossos pecados, conforme as Escrituras; ele foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, apareceu a Pedro e depois aos Doze” (cf. 1Cor 15,3-5).
Ontem no evangelho do dia de Páscoa, ouvimos o relato do túmulo vazio: “No primeiro dia da semana, Maria Madalena vai ao sepulcro, de madrugada, quando ainda estava escuro e vê que a pedra fora retirada do sepulcro”(Jo 20,1). Ela corre e avisa a Pedro e João que vêem correndo e, segundo o relato evangélico, vêem e acreditam! (Jo 20,8).
Acreditar e testemunhar Jesus ressuscitado não é provar que o túmulo de Jesus estava vazio, sem seu corpo e querer demonstrar cientificamente o fato da ressurreição, mas é provar com a vida unida à de Jesus e testemunhar com essa vida nova, renascida da graça do Batismo, que a vida só tem sentido quando vivida para fazer o bem e construir os valores do Evangelho em todas as dimensões da realidade humana: na família, no estudo, no trabalho, na política, no lazer, na Igreja, no compromisso com a paz, a justiça e a preservação do meio ambiente.
Acreditar e testemunhar Jesus ressuscitado não é provar o que se passou com Jesus a dois mil anos atrás, mas é tornar atual a força de Sua ressurreição em nossa vida e em nossa sociedade hoje, concretamente. É mostrar com a vida, como fizeram os apóstolos de Jesus, que Ele passou pelo mundo fazendo o bem a todos (cf. At 10,38) e por isso nós lutamos para continuar fazendo hoje, o bem que Ele fez, iluminados pela Sua Palavra, fortalecidos pela Eucaristia que nos sustenta e celebra diariamente a Morte e a Ressurreição do Senhor.
O tempo Pascal que se estende por cinqüenta dias, até o Domingo de Pentecostes, representa o tempo que vai do nascimento da Igreja até o final dos tempos, em que nós cristãos devemos testemunhar que Jesus está vivo e é o Senhor da história!

Frei Marconi Lins, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...