visitas

domingo, 4 de setembro de 2011

ESCUTAR E OBEDECER A PALAVRA DE DEUS

Setembro é o Mês da Bíblia, para nós católicos. É um tempo forte de animação da catequese bíblica e de aprofundamento da mensagem de um dos livros da Sagrada Escritura. Este ano, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs para o estudo bíblico os capítulos 15 a 18 do Livro do Êxodo, conhecido como "Livro da Travessia". Por esta razão, o tema do Mês da Bíblia deste ano é "Travessia: passo a passo, o caminho se faz", e o lema "Aproximai-vos do Senhor".

Conhecer nosso livro sagrada – a Bíblia – implica viver sua mensagem e assumir as conseqüências da fidelidade à Palavra de Deus em nosso dia a dia, começando na vida familiar. Assim sendo, conhecer a Palavra de Deus revelada pelas Escrituras não é uma realidade intimista, mas social, pois vivemos no mundo, numa realidade que significa estar em contato com as pessoas em muitos lugares e situações.

Quando o salmista afirma “Tua Palavra é lâmpada para os meus passos, luz para o meu caminho” (cf. Sl 118,105) ele quer dizer que sua vida é conduzida e orientada pela obediência à Palavra de Deus. Não adiante conhecer intelectualmente a Palavra ou mesmo anunciá-la sem repercussão na vida concreta, sem testemunhar sua eficácia nas palavras que falamos, nas opções e atitudes que assumimos todos os dias!

Jesus, certa vez afirmou: “Não basta dizer: ‘Senhor, Senhor!’ para entrar no Reino dos céus; é preciso fazer a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21). Com isso fica patente que não basta conhecer a Palavra, mas obedecê-la. É interessante que na língua do Antigo Testamento, a língua hebraica, ouvir e obedecer são palavras sinônimas, pois obedece à Palavra de Deus quem se deixa orientar por ela.

Nosso pai São Francisco em sua sétima Admoestação ensina a seus frades o seguinte: “Diz o apóstolo: A letra mata, mas o espírito vivifica (2Cor 3,6). São mortos pela letra os que só desejam conhecer as palavras, para serem tidos como mais sábios entre os outros e pode¬rem adqui¬rir grandes riquezas e dá-las aos parentes e amigos. E são mortos pela letra os religiosos que não querem seguir o espírito da letra di¬vina mas só desejam saber mais as palavras e interpretá-las para os outros. E vivificados pelo espírito da letra divina são aqueles que não atribuem ao corpo toda letra que sabem e desejam saber mas por palavra e exemplo devolvem-nas ao al¬tíssimo Senhor Deus, de quem é todo bem”.

Busquemos neste Mês da Bíblia, reavivar nossa escuta da Palavra de Deus, disciplinando nosso ritmo de vida, hoje tão ativista, para silenciar diante das Palavras divinas e, acolhendo-as na mente e no coração, testemunhar a sua força transformadora. Dessa forma, ajudaremos outras pessoas a viverem a mesma experiência de conversão e transformação que fazemos diariamente e que caracteriza a vida cristã.

Vamos ler, acolher no coração e assumir na vida, os ensinamentos dos capítulos 15 a 18 do livro do Êxodo e certamente muita coisa mudará em nossa vida. O livro do Êxodo nos conta a experiência fundamental do povo hebreu que foi a saída (êxodo) do Egito para a Terra Prometida, atravessando o deserto e aprendendo com a jornada pedagógica de Deus durante quarenta anos de caminhada.

A vida é uma travessia e, passo a passo, torna-se história na qual Deus se faz nosso companheiro de caminhada.

“O Senhor lhes dê a Paz!"

Frei Marconi Lins, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...