visitas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O COTIDIANO DA PÁSCOA!

Celebramos solenemente o dia da Páscoa do Senhor, fazendo memória de sua gloriosa ressurreição, de sua vitória sobre o pecado e a morte, e reassumimos nosso compromisso de união com Ele, renovando as promessas de nosso batismo na solene Vigília Pascal! Entramos agora no Tempo Pascal, que se estenderá até o Domingo de Pentecostes, neste ano, no dia 12 de junho.

Durante os cinqüenta dias nos quais viveremos o Tempo Pascal, somos convocados pela Igreja a fortalecer nossa esperança e firmar nosso compromisso de testemunhas da ressurreição do Senhor. A exemplo do apóstolo João, no trecho do Evangelho proclamado no domingo de Páscoa, que “viu e acreditou” (Jo 20,8), nós também vimos e acreditamos nos sinais do Cristo ressuscitado em nossa história e vivemos para testemunhar a força da ressurreição do Senhor em nosso dia-a-dia.

O centro de nossa vida cristã é a celebração do mistério pascal do Senhor celebrado diariamente e solenemente a cada domingo, dia pascal por excelência. Por isso, a celebração anual da Páscoa tem a finalidade de nos fazer mergulhar no mistério pascal do Senhor – sua morte e ressurreição – para que a qualidade de nossa vida cristã seja o testemunho concreto daquilo que acreditamos.

Pessoalmente e enquanto comunidade de fé, que é a Igreja, somos testemunhas da ressurreição do Senhor e nossa vida consiste em anunciar a todos os povos que Jesus ressuscitou e é o juiz dos vivos e dos mortos estabelecido por Deus (cf. At 10,42). Mas isso se faz vivendo a vida nova que o Senhor nos deu no batismo e que cada dia buscamos viver num processo de conversão permanente aos valores do Evangelho. O critério de nossa vida é a vida de Jesus Cristo, nosso Senhor! Esta é a razão pela qual o apóstolo Paulo afirma: “Se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra, pois morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus: quando Cristo, que é a vossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com Ele na glória” (Cl 3,1-4). Procurar as coisas do alto não significa alienar-nos da realidade da terra e não nos comprometermos com a construção da justiça e da paz. Pelo contrário, nossa fé na ressurreição do Senhor nos motiva e nos faz construtores dos valores do Reino do Céu neste mundo, em nossa história, todos os dias! A vida em Cristo é uma vida transformada pelo Evangelho e que nos faz instrumentos da transformação do mundo!

Quando Jesus nos chama a ser luz e sal da terra, Ele quer nos motivar a viver nossa vocação de continuadores da vida que Ele viveu, e passar pelo que Ele passou: perseguição e morte por causa do Reino do Pai.

Temos que somar com os homens e mulheres de boa vontade que já estão engajados na construção da justiça e da paz, na defesa dos direitos dos pobres e na proteção do meio ambiente, inclusive sofrendo perseguição e até dando sua vida por essas causas! Os meios de comunicação mostram só em parte a luta permanente dessas pessoas! E nós, porque acreditamos na ressurreição de Jesus Cristo e vivemos dela, devemos com maior empenho testemunhá-la mostrando que a causa de Cristo e Sua morte e ressurreição é a vida em abundância que nosso Deus e Pai quer para toda a humanidade e toda a criação!

Viver a Páscoa é, então, a razão de nossa vida cristã!

Frei Marconi Lins, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...