visitas

sexta-feira, 13 de junho de 2014

MENSAGEM DO MINISTRO PROVINCIAL POR OCASIÃO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2014

ORDEM DOS FRADES MENORES 
Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil 
Rua do Imperador, 206 Santo Antônio 
Caixa Postal: 176 - CEP: 50001-970 Recife-PE/BRASIL 
Telefones: +55 81 3424-4556 FAX: +55 81 3224-0033 
Endereço eletrônico: ofmne@terra.com.br 



 MENSAGEM PARA FESTA DE SANTO ANTÔNIO - DIA DA PROVÍNCIA - 13/06/2014 

Caros confrades, 
Paz e Bem! 

Ao celebrarmos hoje a festa de Santo Antônio, patrono de nossa Fraternidade provincial, e o Dia da Província, gostaria de me dirigir a todos os irmãos com uma breve e singela mensagem. 

Hoje é um dia de gratidão e de compromisso! 
Gratidão porque a nossa Fraternidade tem uma história de 429 anos marcada por avanços e recuos, luzes e sombras, morte e ressurreição! É a história da qual o Senhor nos concedeu fazer parte e protagonizar nos dias de hoje! Milhões de mulheres e homens são privados de ter uma história ou têm a história bruscamente interrompida pela pobreza, pela injustiça, pela violência... Temos uma história e devemos protagonizá-la pela vivência de nossa vocação de frades menores! Nossa vida está implicada com a vida de nossa Província! A Província não é uma simplesmente uma instituição quatro vezes secular. É muito mais: somos nós buscando responder ao chamado que o Senhor nos fez em nossa vida e na realidade concreta que vivíamos em nossas famílias, na sociedade e na Igreja da qual somos membros! A Província não é uma realidade fora de nós, mas dentro de nossa vida, de nossas opções concretas, de nosso ser e agir! Como sentimos a Província hoje? Como a vemos? Estamos construindo o seu futuro no hoje de nossas fraternidades? Acreditamos na vida fraterna? 

Infelizmente há que falem mal da Província, quem só veja o negativo! Mas há muita gente que se entusiasma com nossa Fraternidade provincial! Vejo isso, por exemplo, nos jovens frades professos temporários que diariamente dão vida à Webrádio Santo Antônio! Sei também que o coração de nosso confrade Frei Serafim Prein, com 101 anos, acalenta um sonho de ver nossa Província vigorosa na vida espiritual e atuante na missão evangelizadora! Temos confrades cuidando dos mais irmãos mais debilitados e dando tudo de si para marcarem presença na missão da Igreja, como frades menores! Não podemos esquecer as palavras de Santo Antônio, nosso padroeiro, num sermão de Pentecostes que guardamos com muito amor: “O falar é vivo quando as obras falam. Cessem as palavras, falem as obras. Estamos fartos de palavras, mas vazios de obras e por isso somos amaldiçoados pelo Senhor, que amaldiçoou a figueira, na qual não encontrou frutos, e sim, folhas apenas”. Temos que ter o “falar vivo”! 

O povo nos quer bem! Quanta gente dá o melhor de si a nós e a nossas fraternidades! E esperam que demos o melhor de nós: o testemunho de fraternidade, de acolhimento, de fraternidade, de entusiasmo e empenho missionário a serviço da Igreja de Jesus Cristo! 

Temos que continuar construindo a história da Ordem dos Frades Menores na vida de nossa Fraternidade provincial! Temos um caminho percorrido e muito a percorrer! Apesar de sermos muito menos em número, mas não nos faltam convites para ajudarmos em outras frentes missionárias! E não podemos deixar de agradecer a Deus pelo vasto espaço missionário que nossos antepassados conquistaram para nós! 

Temos uma espiritualidade riquíssima que encanta e nutre muitas pessoas pelo mundo afora! São Francisco, Santa Clara de Assis, Santo Antônio e tantos santos franciscanos continuam motivando a vida de mulheres e homens, jovens e adultos que buscam a santidade de vida que é compromisso com a vontade de Deus, a construção de uma humanidade confraternizada e em harmonia com a criação! Santo Antônio dizia que “os santos nasceram para o bem do mundo porque a santidade é uma virtude que acaba beneficiando a todos”. 

Hoje é dia de compromisso! Compromisso com o futuro de nossa Província que está hoje, também, em nossas mãos! Perguntemo-nos: O que posso fazer para que minha fraternidade tenha mais qualidade de vida em comum, de vida de oração, de entusiasmo missionário? Como estou me atualizando para testemunhar com lucidez e audácia a “forma de vida” que recebi de Francisco de Assis? Nosso compromisso é com o Evangelho, pois fomos chamados por nosso irmão e pai São Francisco a “viver o Evangelho”! 

Louvemos ao Altíssimo e bom Senhor por nossa Província! Preparemo-nos da melhor maneira possível para o Capítulo que se avizinha! 

Peçamos a Santo Antônio, nosso padroeiro, santo do mundo inteiro que nos ajude a acolher em nossa vida diária Aquele que “veio a nós para que possamos ir até Ele”! 

Feliz festividade antoniana! Feliz Dia da Província! 
“O Senhor lhes dê a Paz!”

Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...