Província Franciscana
de Santo Antônio do Brasil
Caixa
Postal, 176 50001-970 Recife PE
Telefone:
+55 81 3424-4556 Fax: +55 81 3224-0033
Endereço
eletrônico: ofmne@terra.com.br
Mossoró, 11 de agosto de 2013.
Queridas Irmãs Clarissas dos Mosteiros de Campina Grande,
Caicó, Canindé, Mossoró e Feira de Santana,
“O Senhor lhes dê a Paz!”
Ainda ecoam em nossos ouvidos e mais ainda em nossos corações a celebração dos 800 anos das origens do Carisma Clariano. O Ano Clariano nos fez adentrar ainda mais profundamente na riqueza da vida, da vocação e da missão de nossa mãe Clara de Assis, de suas primeiras companheiras e o lugar muito especial que a vida contemplativa clariana tem na vida da Igreja ainda em nossos dias!
Todos nós, vocês, nós frades menores e a grande Família Franciscana não podemos dar por concluído o Ano Clariano, mas devemos retomar as reflexões, estudos, escritos e juntos buscarmos as interpelações que o ano jubilar clariano fez a todos nós!
Pessoalmente me comprometi, particularmente com as Irmãs do Mosteiro de Caicó, a voltar lá para retomarmos a Carta que o nosso ex-Ministro Geral Frei José Rodríguez Carballo escreveu para as Clarissas e para todos nós, por ocasião do Ano Clariano. Temos também a Acta, editada pela Ordem dos Frades Menores, reunindo reflexões do Encontro das Irmãs Clarissas e Assistentes das Irmãs Clarissas de todas as Federações, realizado em Assis, de 5 a 19 de fevereiro de 2012, e constitui uma riqueza inestimável para as Irmãs Clarisas, mas também para toda a Família Franciscana. Peço perdão por não ter dado retorno, mas vamos ver o que ainda podemos fazer!
Finalmente, neste Ano da Fé, iniciado em outubro de 2012, devemos buscar consolidar nossa experiência de fé vivida na busca de configurar nossa existência de irmãs e irmãos francisclarianos na experiência de fé que viveram nossos pais espirituais Clara e Francisco de Assis. Creio que nosso atual Ministro Geral, Frei Michael Anthony Perry acena para esta verdade quando em sua carta para a Solenidade de Santa Clara deste ano afirma: “Neste Ano da Fé, Irmãs caríssimas, desejo partilhar convosco algumas reflexões que, a partir da experiência cristã de Clara, podem ajudar a viver nossa vida de fé no contexto atual, marcado por grandes mudanças, conflitos, pobreza. Escutar, compreender e abraçar o peso dessa sociedade e dessa história, que se muda de maneira tão rápida – e discernir, com inteligência espiritual, aquilo que é irrenunciável e que, precisamente por fidelidade ao Espírito, é preciso repensar – constitui para nós um desafio que não podemos deixar de lado. Isso pertence à nossa existência de Frades Menores e Irmãs Pobres”.
Aqui estou em Mossoró e hoje celebro a Solenidade de nossa mãe Clara de Assis junto com as Irmãs Clarissas daqui, com nossos confrades, mas em união com todas vocês, bem como com as Irmãs do mundo inteiro e toda Família Francisclariana! Que o Altíssimo e bom Senhor abençoe a vida escondida em Cristo que vocês vivem, e as torne sempre capazes de revelá-Lo a nós e a toda a humanidade. Também perdoem nossa falta de cuidado e de cortesia para com vocês.
Em Cristo, Clara e Francisco,
Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial
Nenhum comentário:
Postar um comentário