visitas

domingo, 11 de agosto de 2013

MENSAGEM DO MINISTRO PROVINCIAL PARA FESTA DE SANTA CLARA 2013

ORDEM DOS FRADES MENORES
Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Caixa Postal, 176  50001-970 Recife PE
Telefone: +55 81 3424-4556 Fax: +55 81 3224-0033
Endereço eletrônico: ofmne@terra.com.br




Mossoró, 11 de agosto de 2013. 


Queridas Irmãs Clarissas dos Mosteiros de Campina Grande, Caicó, Canindé, Mossoró e Feira de Santana, 

“O Senhor lhes dê a Paz!” 

Ainda ecoam em nossos ouvidos e mais ainda em nossos corações a celebração dos 800 anos das origens do Carisma Clariano. O Ano Clariano nos fez adentrar ainda mais profundamente na riqueza da vida, da vocação e da missão de nossa mãe Clara de Assis, de suas primeiras companheiras e o lugar muito especial que a vida contemplativa clariana tem na vida da Igreja ainda em nossos dias! 

Todos nós, vocês, nós frades menores e a grande Família Franciscana não podemos dar por concluído o Ano Clariano, mas devemos retomar as reflexões, estudos, escritos e juntos buscarmos as interpelações que o ano jubilar clariano fez a todos nós! 

Pessoalmente me comprometi, particularmente com as Irmãs do Mosteiro de Caicó, a voltar lá para retomarmos a Carta que o nosso ex-Ministro Geral Frei José Rodríguez Carballo escreveu para as Clarissas e para todos nós, por ocasião do Ano Clariano. Temos também a Acta, editada pela Ordem dos Frades Menores, reunindo reflexões do Encontro das Irmãs Clarissas e Assistentes das Irmãs Clarissas de todas as Federações, realizado em Assis, de 5 a 19 de fevereiro de 2012, e constitui uma riqueza inestimável para as Irmãs Clarisas, mas também para toda a Família Franciscana. Peço perdão por não ter dado retorno, mas vamos ver o que ainda podemos fazer! 

Finalmente, neste Ano da Fé, iniciado em outubro de 2012, devemos buscar consolidar nossa experiência de fé vivida na busca de configurar nossa existência de irmãs e irmãos francisclarianos na experiência de fé que viveram nossos pais espirituais Clara e Francisco de Assis. Creio que nosso atual Ministro Geral, Frei Michael Anthony Perry acena para esta verdade quando em sua carta para a Solenidade de Santa Clara deste ano afirma: “Neste Ano da Fé, Irmãs caríssimas, desejo partilhar convosco algumas reflexões que, a partir da experiência cristã de Clara, podem ajudar a viver nossa vida de fé no contexto atual, marcado por grandes mudanças, conflitos, pobreza. Escutar, compreender e abraçar o peso dessa sociedade e dessa história, que se muda de maneira tão rápida – e discernir, com inteligência espiritual, aquilo que é irrenunciável e que, precisamente por fidelidade ao Espírito, é preciso repensar – constitui para nós um desafio que não podemos deixar de lado. Isso pertence à nossa existência de Frades Menores e Irmãs Pobres”. 

Aqui estou em Mossoró e hoje celebro a Solenidade de nossa mãe Clara de Assis junto com as Irmãs Clarissas daqui, com nossos confrades, mas em união com todas vocês, bem como com as Irmãs do mundo inteiro e toda Família Francisclariana! Que o Altíssimo e bom Senhor abençoe a vida escondida em Cristo que vocês vivem, e as torne sempre capazes de revelá-Lo a nós e a toda a humanidade. Também perdoem nossa falta de cuidado e de cortesia para com vocês. 

Em nome de nossa Fraternidade Provincial, nosso abraço fraterno. Viva Santa Clara! 
Em Cristo, Clara e Francisco,



Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...