visitas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

“MÃE DO CARMELO, CUIDA DESTE POVO QUE É TEU!”

Hoje, dia 16 de julho, é festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife!

No centro de nossa cidade encontramos o majestoso Convento dos Carmelitas cuja igreja conventual é a Basílica de Nossa Senhora do Carmo.

Sem querer polemizar, mas somente esclarecer, Nossa Senhora do Carmo é, conforme o Diretório da Liturgia da CNBB, padroeira da Província Eclesiástica de Pernambuco e Padroeira municipal secundária. Já Santo Antônio é padroeiro principal da Arquidiocese de Olinda e Recife, da cidade do Recife e do Estado de Pernambuco.

As provas documentais são muitas para comprovar o que afirmo acima, mas não podemos negar que a Festa do Carmo é grandiosa, como é grande o amor de nossos irmãos Carmelitas pela Santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo, Mãe e Patrona da Ordem do Carmo, Excelsa Padroeira da Cidade do Recife e da Província Eclesiástica de Pernambuco. E para celebrar data tão importante com toda a família carmelitana do Recife, de Pernambuco e do mundo inteiro, quero homenagear, como frade menor e filho de São Francisco, a Virgem Maria do Monte Carmelo, com citações marianas de Santo Antônio encontradas em seus setenta e sete Sermões que constituem o depósito teológico, doutrinal e espiritual Antoniano. De seus Sermões, quatro são dedicados à Virgem Santíssima.

Ouçamos Santo Antônio falar da Virgem Mãe de Deus: “Ó inestimável dignidade de Maria! Ó inenarrável sublimidade da graça! Ó inescrutável profundidade da misericórdia! Nunca tanta graça nem tanta misericórdia foi nem pôde ser concedida a um Anjo ou a um homem, como a Maria Virgem Santíssima, que Deus Pai quis fosse Mãe do seu próprio Filho, igual a si, gerado antes de todos os séculos! Havia de ser graça e dignidade máxima mulher pobrezinha ter um filho do imperador. Verdadeiramente superior a toda graça foi a graça de Maria Santíssima, que teve um Filho com Deus Pai, e por este motivo mereceu ser hoje coroada no céu” (As 3h).

E continua Santo Antônio: “Bem-aventurado o ventre da gloriosa Virgem, que mereceu trazer por nove meses todo o bem, o sumo bem, a felicidade dos anjos, a reconciliação dos pecadores” (3Qr21ª). Eis outra afirmação preciosa dos Sermões de Santo Antônio sobra a Virgem Santíssima: “Maria não só deve ser louvada por ter trazido no ventre o Verbo de Deus, mas também é bem-aventurada porque realmente guardou os preceitos de Deus” (3Qr27a).

E terminemos com uma prece de Santo Antônio à Mãe do Senhor: “Senhora nossa, única esperança, nós te suplicamos que ilumines com o esplendor da tua graça os nossos espíritos, os limpes com o candor de tua pureza, os aqueças com o calor da tua visita, nos reconcilies com o teu Filho, para que mereçamos chegar ao esplendor da Sua glória. Auxilie-nos Ele mesmo, que à mensagem do Anjo, na Anunciação, quis de ti assumir carne gloriosa e habitar no teu seio por nove meses. A Ele seja dada honra e glória pelos séculos eternos. Amém!” (Na 6d).

E com nossos irmãos Carmelitas que celebram pela 315ª vez a Festa do Carmo do Recife, digamos: “Mãe do Carmelo, cuida deste povo que é teu!”

Viva a Mãe do Carmelo! Viva a família Carmelitana do mundo inteiro!

Frei Marconi Lins, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...