visitas

sexta-feira, 11 de março de 2011

11º RETIRO FRANCISCANO DE CARNAVAL

Pela décima primeira vez, realizou-se no Convento de Santo Antônio, Lagoa Seca, PB o Retiro Franciscano de Carnaval, nos dias 5 a 9 de março p.p. A iniciativa é de Frei Marconi, ainda quando Secretário da Pastoral Vocacional da Província. Agora, como Ministro Provincial, ele quis dar continuidade a esse momento muito importante de divulgação da espiritualidade franciscana.





A espiritualidade franciscana é um modo muito especial de se viver, na Igreja e no mundo, a vida cristã que é o projeto evangélico de Jesus Cristo. Desta forma, o Retiro tem como objetivo principal dar a conhecer a espiritualidade franciscana para quem não a conhece, bem como aprofundá-la com os que já a conhecem. Cada ano, uma dimensão da espiritualidade é aprofundada num clima de oração, reflexão e convívio fraterno.

Este ano o tema foi Aprender com Francisco de Assis a reverenciar a Criação: do Cântico das Criaturas ao clamor profético da Criação que geme em dores de parto. O tema foi motivado pela Campanha da Fraternidade 2011 que tem por tema: Fraternidade e a vida no planeta, e o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). Também porque no texto-base da Campanha, São Francisco é lembrado como “um modelo para os que buscam uma relação mais qualitativa em relação às criaturas” como também nos é proposto “resgatar São Francisco neste contexto de nossas relações com as criaturas da natureza”. Desta forma as reflexões se basearam nas dimensões da justiça, paz e a reverencia à criação.




Participaram 70 pessoas, divididas em 8 grupos ou fraternidades e o clima foi de reflexão, oração, partilha em grupos e animação.

Esperamos continuar realizando anualmente o Retiro Franciscano de Carnaval e, dessa forma, entusiasmar a vida de muita gente com a riqueza da espiritualidade de São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...