visitas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Começa a Trezena de Santo Antônio no Recife!

Começou oficialmente no dia 01 de junho a festa dedicada a Santo Antônio 2010, que se estende até o próximo dia 13. A trezena como é conhecida, acontece diariamente às 17h no Convento de Santo Antônio, na rua do Imperador, 206 no bairro de Santo Antônio no Recife. Venha e participe!


VOCÊ SABIA?

Que Santo Antônio é padroeiro do estado de Pernambuco desde o ano de 1789? Também é padroeiro da Arquidiocese e padroeiro principal da cidade do Recife!

Por que o dia devocional de Santo Antônio é a terça-feira? Santo Antônio morreu no dia 13 de junho de 1231, uma sexta-feira à noite, mas foi sepultado quatro dias depois, no dia 17, uma terça-feira. A partir daí, seus devotos jamais deixaram de se reunir para louvar a Deus pela vida e o exemplo evangélico de Santo Antônio. Já faz 779 anos!

Que o papa Pio XII em 1946 deu o título de Doutor da Igreja a Santo Antônio? E chamou-o de “Doutor Evangélico” por nos ter deixado o tesouro de sua doutrina evangélica em seus 77 sermões!


Que o papa Gregório IX ao canonizá-lo em 1232, chamou Santo Antônio de “arca da aliança”, “perfeitíssimo exegeta” e “exímio teólogo” e na ocasião foi entoada a antífona dos Doutores da Igreja? Era a previsão do que aconteceria em 1946, quando o papa Pio XII concedeu a Santo Antônio o título de “Doutor da Igreja”.


Que somando as citações encontradas nos Sermões de Santo Antônio, chega-se a um total de 250 obras e 96 autores diversos, fato notável para alguém que viveu no século XIII?


“TUDO O QUE SE COLOCA NUM VASO CHEIO PERDE-SE. QUEM ESTÁ CHEIO DE BENS TEMPORAIS NÃO SE PODE ENCHER DE DEUS”
(Santo Antônio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...