visitas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

MARIA E JOSÉ E O ADVENTO DE JESUS


Bem próximos do Natal de Jesus, estamos na quarta semana do Advento, na qual emerge com toda força, a presença da mulher no mistério do Deus que quer vir ao encontro da humanidade! Maria de Nazaré, uma jovem que entre tantas outras em Israel, aguardava a realização das promessas de Deus e a vinda do Messias, vê-se escolhida para acolher de modo muito especial o Filho Unigênito do Altíssimo!

O anjo Gabriel revela os planos que Deus tinha para Maria: “Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus, o Senhor está contigo” (Lc 1,28). Maria, por sua vez, fica abismada pelo mistério que a envolve e se questiona sobre o que está se passando! O anjo Gabriel faz-lhe a revelação: “Não temas, Maria, pois obtiveste graça junto a Deus. Eis que engravidarás e darás à luz um filho, e lhe darás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo...” (Lc 1,30-32).

Maria, atônita, diante do mistério, só sabe que é virgem e está noiva de José! Também José está nos planos do Altíssimo Deus. Ele cuidará, com Maria, do Messias esperado pelo povo de Israel.

Diante do que não pode ser entendido a não ser pela fé e pela entrega radical nas mãos de Deus, Maria pronuncia o “Sim” que mudará o rumo da história humana e de todo o universo! Deus vem ao encontro do ser humano, assumindo a nossa humanidade para que compreendamos mais uma vez, e de forma definitiva, que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, como já havia sido revelado nas Escrituras do povo de Israel! Mas desta vez, tocados pelo Verbo eterno do Pai que assumiu nossa carne, fomos feitos filhos adotivos e podermos chamar Deus de “Abá”, “Pai” (cf. Gl 4,5).

Eis o que fez o “Sim” da jovem Maria ao convite do Altíssimo! Eis a bondade de Deus que manifesta o Seu amor e Sua misericórdia pela humanidade e por toda a Criação, envolvendo-as em seu plano de eternidade! Maria não entende o mistério, mas se deixa envolver por ele! E com liberdade, na fé de seus antepassados, torna-se a participante por excelência do mistério de Deus! Por isso, nesta última semana do Advento, às vésperas do Natal de Jesus, louvemos e adoremos o Deus Altíssimo porque Ele é Bom!

Aqui entendemos o que diz João em sua primeira carta: “Deus é amor. Eis como se manifestou o amor de Deus entre nós: Deus enviou Seu Filho único ao mundo, para que vivêssemos por meio dele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus mas foi Ele que nos amou e nos enviou Seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados” (cf. 1Jo 4,8-10).

E Maria, a bem-aventurada que acreditou nas promessas do Altíssimo, disse “Sim” e o “Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). E José, “que era um homem justo” (cf. Mt 1,19), também acolheu o mistério de Deus que envolveu Maria “recebendo em sua casa” (cf. Mt 1,24).

Maria e José acolheram o Altíssimo Deus que veio nos visitar e morar conosco em Jesus, o Emanuel, o “Deus conosco”!

Que também nós pronunciemos nosso “sim”, acolhendo Jesus, o Messias de Deus, através de gestos concretos de solidariedade, sobretudo para com os pobres e sofredores, e também pelo compromisso com a defesa da vida em sua diversidade!

Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...