visitas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ADVENTO: Vem, Senhor Jesus!

Ontem iniciamos mais um ano do calendário da Igreja. O primeiro domingo do Advento marca o começo de um novo ano litúrgico e a preparação da primeira grande festa do calendário cristão: o Natal de Jesus.

Advento significa chegada, vinda. Estamos esperando o Senhor que vem! É verdade que Ele já veio uma primeira vez, quando nasceu em Belém. Realizava-se assim, a promessa que Deus havia feito ao povo de Israel e que os profetas não cansavam de proclamar: o Messias, o Ungido de Deus vem nos salvar! Assim, o Natal celebra a primeira vinda de Jesus, o Salvador que veio nos trazer a mais bela notícia que a humanidade poderia receber: Deus nos ama e nos dá a sua salvação!

Infelizmente esta notícia proclamada e vivida pelo próprio Jesus, que nos amou até nos dar a vida na cruz, ainda não foi recebida por todos os homens. E até nós cristãos, que afirmamos acreditar na Boa Nova de Jesus, ainda não vivemos na prática, de maneira mais convincente, a Boa Nova da Salvação! Quem acredita e acolhe Jesus que nos veio dar a vida e a salvação que o Pai quer para todos nós, vive o mandamento do amor! (cf. Jo 15,12).

Como nós sabemos, Jesus passou pelo meio da humanidade fazendo o bem, mas foi perseguido, preso, torturado e morto numa cruz e ao terceiro dia ressuscitou de entre os mortos. Voltou para junto do Pai e nos prometeu: Vou voltar de novo! (cf. Mt 25,31s)

Mandou-nos o Espírito Santo para nos recordar e comprometer com a preparação de Sua segunda vinda!

Aqui compreendemos a plenitude da mensagem do tempo litúrgico do Advento: celebramos a primeira vinda de Jesus, seu nascimento, mas aguardamos a segunda vinda, o dia do julgamento final da humanidade!

Nossa atitude deve ser de espera, de expectativa, buscando ver no dia a dia, nos acontecimentos da história e da natureza os sinais que indicam a volta de Jesus. Nada de pânico nem de medo! Mas nada de cruzar os braços: espera-se o Senhor fazendo o que Ele fez, fazendo o bem a todos, trabalhando para que toda a humanidade e toda a criação se sintam abraçadas pelo amor misericordioso do Pai que Jesus nos veio dar com o seu nascimento!

Os sinais da destruição que nos causam medo somos nós mesmos que os provocamos: a fome gerada pelo egoísmo, a guerra, fruto da ganância, a violência que nasce da injustiça, a destruição da natureza provocada pelo nosso coração insensível ao amor e ao poder criador de nosso Deus... Mas os sinais da vinda do Senhor estão acontecendo! E nós podemos ser sinais de sua segunda vida, de seu advento definitivo, sendo para nossos irmãos e irmãs pessoas que falam e dão esperança a quem se sente só, desprotegida e desesperada!

Vamos preparar o Natal do Senhor, primeiramente rezando e meditando o mistério do Advento de Jesus e ao mesmo tempo fazendo algo de bom para o nosso próximo! O que você se propõe fazer para isso? Não perca a oportunidade de viver o Advento de Cristo e de acolhê-lo acolhendo o seu próximo, lembrando o que Ele mesmo disse: “Todas as vezes que fizestes o bem a um desses pequeninos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25, ) Enquanto Jesus não chega definitivamente, nós buscamos fazer o bem e proclamamos com alegria e esperança: “Marana tha! Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20)


Frei Marconi Lins, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...