visitas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

ASCENSÃO DO SENHOR, COMUNICAÇÃO, TESTEMUNHO E SILÊNCIO

Ontem foi a solenidade da Ascensão do Senhor. Nela celebramos a volta de Jesus ao seio do Pai, na glória do Céu, de onde Ele veio para ficar conosco pela sua encarnação. Entre nós Jesus viveu durante trinta e três anos. Trinta anos viveu no seio de sua família e de seu povo, em Nazaré; depois, durante três anos, realizou sua missão no meio do povo em toda a terra de Israel.

Ele veio de junto do Pai comunicar-nos um novo modo de viver, de pensar e agir que chamou de “Reino de Deus” ou “Reino dos céus”. Sua própria vida era a manifestação daquilo que Ele veio anunciar conforme a vontade do Pai. Mas para acolher e entender a mensagem do Reino, a humanidade precisava de conversão, isto é, de mudança de vida, de atitudes, de compreensão do sentido mesmo da vida. Por isso Jesus proclamava: “Cumpriu-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). O Evangelho é uma palavra da língua grega que significa boa notícia, boa nova! Jesus veio, então, dar-nos uma boa notícia da parte de Deus. Esta notícia, a maior de todos os tempos é que somos amados por Deus e que o sentido de nossa existência é viver para amarmos uns aos outros e a Ele, nosso Deus e Pai, que nos criou por amor. A vivência desta boa notícia no dia a dia de nossas vidas vai construindo uma nova humanidade, um mundo diferente, orientado pelos valores do Reino de Deus e que já o torna presente na história humana. Até na oração que Jesus nos ensinou, pedimos que venha o Reino, que aconteça de verdade uma nova maneira de conviver entre homens e mulheres, em que o amor, o perdão, a solidariedade, a justiça e a paz sejam concretamente vividos todos os dias. Apesar de já estar presente na história humana, o Reino é sempre uma realidade transcendente.

A pregação de Jesus e o seu testemunho foram acolhidos por muitas pessoas, primeiramente, por um grupo de homens e mulheres, seus discípulos e depois por multidões em Israel, sobretudo os pobres. Mas entre os ricos e privilegiados, entre os líderes religiosos e políticos judeus a pregação e a vida de Jesus foram rejeitadas, pois implicavam mudar de vida, renunciar aos privilégios, combater a injustiça, as desigualdades e os preconceitos. Por isso Jesus foi perseguido, preso, crucificado, mas o poder de Deus O ressuscitou e durante quarenta dias, Ele apareceu e viveu entre seus apóstolos e discípulos, dando força e orientação e preparando-os para receberem o dom do alto, a força de Deus, o Espírito Santo. 

Voltando à glória de Deus, no mais alto dos Céu, Jesus nos deixa uma missão: continuar anunciando e construindo o Reino de Deus em todas as partes do mundo, na extensão de nosso planeta. Por essa razão, no dia em que celebramos a ascensão do Senhor, a Igreja comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A grande tarefa da Igreja, sua missão, é anunciar com palavras, mas sobretudo com o testemunho da vida dos cristãos a Boa Nova do Reino, transformando a humanidade marcada pelo pecado e pela morte em uma nova humanidade. Essa é a missão evangelizadora da Igreja de Jesus Cristo. Mas para anunciarmos a Boa Nova é preciso uma experiência profunda de silêncio, de escuta obediente da Palavra de Deus.

Em nosso mundo barulhento e cheio de novas tecnologias da comunicação, precisamos redescobrir o sentido do silêncio e aprendermos a escutar para que nossa palavra crie comunicação e comunhão entre os seres humanos e com toda a natureza. 

Por essa razão, o Papa Bento XVI, na mensagem que escreveu para o 46° Dia Mundial dos Meios de Comunicações Sociais afirma: “O Silêncio é parte integrante da comunicação, e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos”. Jesus deu muito valor ao silêncio e ensinou seus apóstolos e discípulos a escutarem a vontade de Deus, particularmente na oração. São Francisco, certa vez, saiu com outro frade para pregar e, passando entre as pessoas, Ascensão do Senhor, comunicação, testemunho e silêncio nada disse, mostrando que a pregação nem sempre depende da palavra pronunciada, mas sempre do testemunho que, em primeiro lugar é fazer-se presente entre as pessoas, compartilhando suas dores, suas alegrias e esperanças.

Eis alguns aspectos da solenidade da Ascensão do Senhor que podemos aprofundar este ano, juntamente com a comemoração do 46° Dia Mundial dos Meios de Comunicações Sociais.

Ficam também uns questionamentos para todos nós: O que significa o silêncio para nós?  Qual o valor que damos a ele em nosso dia a dia? Por que nos custa tanto silenciar e construir dentro de nós o espaço da verdadeira comunicação?

Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...